segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Utilização educativa da internet

O Jogo das Letras


Após uma visita por alguns dos recursos, dirigidos ao público infantil disponíveis na web, elegemos um dos jogos criados pelo junior.te.pt.

Este site, gerido pela Texto Editores, contém informações e actividades para o Pré-Escolar, o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico, podendo ainda ser explorado por pais e educadores.

Desta forma, pensamos que o Jogo das Letras pode ser um recurso útil para as crianças do pré-escolar ou do 1.º ano do 1.º CEB, na medida em que estas visualizam a palavra e o desenho do objecto correspondente, por vezes associado a um som. Ora, o que terão que fazer é escolher de um conjunto de letras as que pertencem à palavra apresentada.

Por conseguinte, este jogo foi considerado por nós um conteúdo educativo de interesse pois permite que a criança vá compreendendo e concebendo as relações entre o texto e a imagem, além de que origina a capitalização do vocabulário visual, a decifração e ainda o desenvolvimento do vocabulário adquirido.

A não esquecer está também o facto do conteúdo científico se adequar ao público em questão, visto todo o site estar escrito e falado em português, assim como as instruções de cada jogo explicadas, o que não exige que o seu utilizador saiba ler.

Consideramos ainda que este jogo poderá ser explorado tanto em casa, com o incentivo e apoio da família, como na escola sob a orientação do professor, que poderá explorar entre outras questões a emergência da literacia.

Para aceder a este jogo clique aqui. E para saber mais sobre este tema consulte o post: A descoberta da escrita.




As autoras:
Ana Teresa Gonçalves e Sara Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário