terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Descoberta da Escrita

Pensámos que faria sentido, ainda a propósito do post “Utilização educativa da Internet”, reflectir sobre a questão da descoberta da escrita. Vale a pena pensar nisto…

Sabemos que nem todas as crianças pensam de igual forma sobre a natureza da linguagem escrita, pois enquanto umas a relacionam com a linguagem oral, outras não são capazes de o fazer.

Deste modo, como futuros profissionais da educação, pais ou apenas “adultos” devemos compreender a importância de proporcionar à criança ambientes ricos em literacia. 

Actualmente, é inquestionável o papel e a importância da linguagem como capacidade de comunicação e de acesso ao mundo e ao conhecimento. Todavia, até há relativamente poucos anos não existia consciência das concepções emergentes da literacia, por isso os conhecimentos que as crianças poderiam ter antes de entrar na escola não eram valorizados.

Felizmente, esta ideia foi alterada e por isso hoje sabemos que as crianças desenvolvem diferentes conhecimentos sobre a linguagem escrita, mesmo antes de estes lhe terem sido ensinados. Esta situação deve-se ao facto de as crianças interagirem com outras crianças e adultos que utilizam a escrita e de serem aprendizes activos, num processo contínuo. Assim, vão construindo conhecimentos sobre o mundo, à medida que exploram o meio envolvente e reflectem sobre as suas explorações.

Sabe-se igualmente que existem actividades que potenciam o crescimento linguístico das crianças, por isso cabe aos pais e principalmente aos educadores promover contextos potenciadores da linguagem escrita. Devem assim mobilizar diferentes funções da linguagem escrita, tanto na resolução de situações reais, como em situações de jogo e brincadeira (Como a que indicamos no post “Utilização Educativa da Internet”). O objectivo é que criem situações contextualizadas do uso da leitura e da escrita e integrem na sala diferentes tipos de livros ou materiais, proporcionado oportunidades de exploração do escrito.

Em conclusão, a escrita é cada vez mais valorizada, sobretudo na presente Era da Informação e do Conhecimento, onde diariamente nos é exigido um uso competente da linguagem escrita, seja pela multiplicidade de formatos com que nos chega a informação, seja pela necessidade de desenvolvimento do nosso espírito crítico. Assim, sendo a literacia a capacidade de compreender, de produzir e de usar com eficiência e eficácia a linguagem escrita, esta deverá ser estimulada ainda antes da idade escolar e consolidada, posteriormente, no decurso da alfabetização.
As autoras:
Sara Silva e Ana Teresa Gonçalves

Bibliografia consultada:
- MATA, Lourdes (2008) A Descoberta da escrita – Textos de apoio para Educadores de Infância. Ministério da Educação, DGIDC
- GOMES, I. & SANTOS, N. (s.d.). Literacia emergente: «É de pequenino que se torce o pepino!» [Em linha].
Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/abz_indices/002176_ot_literacia_emergente_b.pdf [Consultado em 18/09/2010].
- LEAL, T. (et al.). Desenvolvimento da literacia emergente: competências em crianças de idade pré-escolar [Em linha].
Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/abz_indices/002271_ot_desenvolvimento_literacia_emergente_b.pdf [Consultado em 18/09/2010].

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