terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ainda em relação à utilização educativa da Internet…


Após uma aula em que apresentámos os jogos que tínhamos escolhido para determinada faixa etária, com determinados objectivos, a nossa perspectiva sobre os mesmos foi totalmente alterada.

Se em primeira instância os jogos nos parecem adequados e potenciadores de certas competências ou saberes nas crianças, se reflectirmos um pouco mais, compreendemos que muitos deles se limitam a dizer às mesmas o que fazer. Consequentemente, existe apenas uma resposta que se compara a um acto mecânico, muitas vezes por tentativas e não por conhecimento.

Ora, o que se pretende é que sejam as crianças a construir o jogo, isto é, que sejam as mesmas a estimular a sua imaginação e a criar algo que lhes interesse e as auxilie no desenvolvimento de determinadas competências.

Deste modo, compreendemos que é necessário pensar e repensar os conteúdos que apresentamos às crianças. Temos uma responsabilidade acrescida, pois se é normal e desejável que a criança explore estes jogos em casa, por sua iniciativa, na escola, o professor tem o dever de apresentar à criança recursos onde não reste a dúvida que as crianças adquirem, de facto, aprendizagens.

No caso específico do jogo apresentado por nós, mas também em muitos outros que encontramos no vasto mundo da internet, o principal defeito é a inexistência de um feedback, ou seja, se a criança errar, não lhe é explicado porque errou ou o que deveria ter feito.Assim, constata-se que o jogo das letras seria um recurso com muito mais potencialidades se demonstrasse à criança que a letra que escolheu não é a correcta, pois (por exemplo) seleccionou um “M” em vez de um “N”.

Concluindo, é indispensável a reflexão crítica do que fazemos e é estritamente necessário que, como futuras educadoras ou professoras, tenhamos em atenção que tipo de objectivos pretendemos atingir com determinada proposta e se a mesma permite de facto atingi-los ou é apenas interessante. Acrescentamos ainda que dada a importância do assunto, decidimos analisar dois documentos que retratam a importância de analisarmos criticamente os softwares educativos multimédia. Aconselhamos a sua leitura
aqui!


 
Nota: Salientamos que caso aceda à nossa hiperligação e pretenda abrir os documentos das referências bibliográficas terá que efectuar o dowload do ficheiro.

 

As autoras:
Ana Teresa Gonçalves e Sara Silva

2 comentários:

  1. Caras alunas,

    Fizeram um bom trabalho. Estão de parabéns.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,

    agradecemos o comentário :)

    Atenciosamente.
    Ana Teresa Gonçalves e Sara Silva

    ResponderEliminar