Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade.
Roberto Carneiro
Enquanto indivíduos activos numa sociedade cada vez mais globalizada necessitamos de compreender que o conceito de literacia deve expandir-se e integrar diferentes modos de comunicação. Ora, é neste contexto que surgem os media e consequentemente a televisão enquanto poderoso instrumento de aprendizagem das crianças e dos jovens (Botelho, 2007) e significativo meio de informação do quotidiano (Botelho, 2002).
Na verdade, se outrora a exposição à televisão era passiva, nos dias de hoje evoluímos para uma consciência de que este meio tem vantagens educativas e é eficaz enquanto instrumento de comunicação de conhecimentos, tal como tentámos transmitir através da elaboração do texto aqui anexado.
As autoras:
Ana Teresa Gonçalves e Sara Silva
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