A actual investigação permite afirmar que as crianças conhecem a linguagem escrita, mesmo antes de, formalmente, esta lhe ser ensinada. Esse conhecimento resulta da interacção com adultos ou outras crianças que utilizam a escrita, o que as torna aprendizes activos. Note-se, por isso, que a apropriação da leitura e da escrita deve, então, ser concebida num processo contínuo que começa a desenvolver-se precocemente.
Assim, cabe ao educador a tarefa de organizar ambientes educativos ricos em literacia que proporcionem às crianças um contacto directo com a linguagem escrita, tanto sob a sua representação mais tradicional, como através de jogos lúdicos, semelhantes ao que criámos, e que de seguida fundamentamos.
Ora, a nossa sugestão intitulada de "Vamos descobrir as frutas" destina-se ao pré-escolar e tem como objectivo principal desenvolver a emergência da literacia, através de diversas associações sobre o tema. Desta forma, pensamos ter construído um bom recurso educativo, na medida em que permite que as crianças vão reconhecendo as letras, as palavras e os respectivos sons, desenvolvam o sentido de quantidade (ao identificarem o número de peças de fruta), aprendam ou consolidem as cores, estimulem a memória, conheçam características das frutas, assim como melhorem a sua capacidade de concentração.
Por fim, importa salientar o desafio que tivemos em criar um recurso educativo num formato pouco convencional e para uma faixa etária que, na nossa opinião, muitas vezes carece de ferramentas de qualidade que correspondam às suas necessidades.
Instrução: Para aceder ao jogo deverá efectuar o download do ficheiro, guardá-lo no seu computador, e abri-lo com o JClic.
Imagem retirada de: Vamos descobrir as frutas.
As autoras:
Ana Teresa Gonçalves e Sara Silva
Caras alunas aqui fica o comentário aos vossos jogos.
ResponderEliminarOs jogos estão com boa qualidade, mas falta-vos o ecrã inicial com informação.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarapós as apresentações percebemos que seria importante frisar as correcções efectuadas com base nos comentários enviados. Desta forma, salientamos a reformulação do jogo segundo as indicações.
Atenciosamente.
Ana Teresa e Sara Silva